Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Família Machado










Plantamos no fim de semana as mudas 44 (Bernardo) e 45 (Daniel).

Daniel Machado - filho do Adilson e Bernardo é o neto.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Plantadores de Ipês


Mauricio José Zimmermann, com filhos Caio e Juraj (eslovaco-intercambista do Rotary); Jean Carlo Michel, Luiz Azevedo (de costas), Adilson Tadeu Machado. Mauricio segurando a muda de Ipê Amarelo nr 39, do Projeto Ipê, na noite de 04/10/2011 às 19:35 horas em celebração aos 50 anos de idade do Mauricio.



Após o plantio das mudas de ipês amarelo, todos foram matar a sede.





Equipe de plantio das mudas de ipês 39,40 e 41, defronte o fusca ano 1975, cor laranja de propriedade do Dr. Adilson T Machado.
Defronte ao Jeep ENGESA, do Mauricio, nossa equipe de plantadores de ipê. Luiz Azevedo, Mauricio, Juraj, Caio, Rosilene e Michel.
Luiz Azevedo, Juraj (intercambista rotariano eslovaco), Caio Zimmermann, Jean Carlo Michel e Rosilene Bruch e Adilson Tadeu Machado.
término do plantio da Muda de Ipê amarelo nº 40, Projeto Ipê, Beira-Rio Blumenau, defronte Edificio Brasilia, plantada pelo Caio Zimmermann e Juraj (intercambista-rotariano da Eslovaquia). Dia 04/10/2011 às 19:40 horas.

Coluna do Valther no Santa


Coluna do Valther no dia 17.10.2011 no Santa
Explicação (1)
O ipê-amarelo, exibido como ele só, foi o assunto da semana passada. Só deu ele, virou capa do Santa, tomou conta da seção Cartas, foi mais fotografado que o desfile da Oktoberfest. E, no entanto, a árvore-símbolo de Blumenau é o ipê-roxo. Floresce igual, mas é tão discreto e comedido que dele quase ninguém fala. A escolha se deu em 2005, através de enquete lançada pela Fundação do Meio Ambiente de Blumenau. As opções eram ingá-banana, quaresmeira, corticeira, acácia e ipê-roxo. O ipê-amarelo foi escanteado por já ser a árvore-símbolo do Brasil.

Explicação (2)
Isto explica o porquê do tão admirado e acarinhado ipê-amarelo não ser a árvore-símbolo de Blumenau. Difícil é entender sua escolha para árvore-símbolo do Brasil. O natural e coerente não seria o pau-brasil? Bom, isto aqui é Brasil. A coerência passou longe.

sábado, 15 de outubro de 2011

Ipês no Santa



Jornal de Santa Catarina -página dois dia 15.10.2011

Foto Jandyr Nascimento
Foto Artur Moser

IPÊS-AMARELOS (1)
No inverno, entre maio e agosto, o ipê sofre com a falta de água. E como ele reage a esse estresse? Dando flores. Tanta beleza é um modo de lutar pela vida. Sua florada aromática ocupa toda a copa, atraindo abelhas e beija-flores. Para se manter vivo, ele joga fora as folhas – e assim evita que a própria umidade evapore – e guarda reservas de amido nas ramas. Faça seu olhar ficar dourado: plante um ipê.
Adilson Tadeu Machado
Médico - Blumenau


IPÊS-AMARELOS (2)
Tabebuia heptaphyla, Tabebuia havellanedae, impetiginosa, são alguns de seus nomes científicos. Na floração, sua copa fica tomada por buquês. Lindas cores: roxa, amarela, branca, violácea, rosa. No Brasil nascem 42 espécies. É uma árvore longeva – chega a 60 anos – e, em seu habitat natural, no meio de florestas preservadas, existem exemplares centenários. Os engenheiros florestais estimam que um ipê que dure em torno de 40 anos sequestre 2,29 toneladas de gás carbônico da atmosfera.
Juliana Schutz Machado
Blumenau







sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jornal de Santa Catarina edição 14.10.2011





foto da Coluna do Valther




Texto enviado ao Jornal




Ipês amarelos




A cidade de Blumenau está mais florida do que nunca. As cores da Oktoberfest trazem para a cidade as cores da tradição e o colorido de gente alegre e bonita. Junto é tempo de ipês amarelos. Vale a pena sair de casa e andar por ruas e bairros vendo a maravilha da florada dos ipês. A condição de vida dos ipês tem muito a ver com a nossa flora e fauna. Nós incentivamos o seu plantio, quem conhece vê com orgulho as atitudes pelos ipês e certamente deveria ser uma iniciativa a ser assumida por todos os apreciadores da natureza. Acontece que o destino preparou para o ipês a condição de uma florada muito curta. É uma planta que exige paciência para que se transforme numa árvore, é uma satisfação para o futuro e um prazer insubstituível quando a sua copa fica completamente amarela. Aliás um amarelo de maneira intensa e até brilhante. As chuvas encurtam ainda mais as floradas. Blumenau que já tem um a moldura verde invejável, deveria estar se preocupando com este contraste que também os ipês proporcionam. A cidade, que já foi cidade das flores, tem hoje canteiros belíssimos mantidos até pelo poder público. O adicional dos ipês compõem o cenário num enquadramento maior, valorizando a paisagem numa época em que estamos com muitas cores e na primavera. O grande amigo e médico Adilson Tadeu Machado, tem como hobby, fazer mudas e plantar, o que nos deixa orgulhosos e muito felizes, com a iniciativa que iniciou há mais de quatro anos e já tem assistido floradas que lhe gratificam a cada ano. Pense em deixar sua casa, sua cidade mais colorida, muito mais bonita e com a sublime paciência de mestre, plante um ipê.




JOSÉ GERALDO PFAU - Publicitário














MATÉRIA PUBLICADA NA PÁGINA DOIS




IPÊS-AMARELOS (1)




Blumenau está mais florida do que nunca. As cores da Oktoberfest trazem para a cidade as cores da tradição e o colorido de gente alegre e bonita. Junto, é tempo de ipês-amarelos. Vale a pena sair de casa e andar por ruas e bairros vendo a maravilha da florada dos ipês. A condição de vida dos ipês tem muito a ver com a nossa flora e fauna. Nós incentivamos o seu plantio e certamente esta deveria ser uma iniciativa a ser assumida por todos os apreciadores da natureza.




José Geraldo Pfau Publicitário - Blumenau

quinta-feira, 13 de outubro de 2011