Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Araucária


Os amigos suecos Bjoern e Margareta Merseburg, enviam foto na estufa da casa deles, nos arredores de Estocolmo, mas precisamente em Stasvsnas, com exemplares de Araucaria Augustifolia, sendo cuidadas junto com outras plantas.

domingo, 7 de agosto de 2011

Os IPÊS da Beira Rio em Blumenau





olha a sombra em sol de inverno ...

...no inverno o ipê perde as flores, devido ao stress,

conserva a seiva e explode com flores que com o aroma

atrai abelhas e insetos, beija-flores

e depois com as sementes perpetuam a espécie.



...observem à minha direita ..na beira do rio ..a familia de 8 capivaras...


aproveitando o sol de inverno...

...bonito não?


a luta continua ..aí os os ipês há 3 anos e meio do plantio
os primeiros ipês plantados.

..aí os os ipês há 3 anos e meio do plantio

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nossa conversa....



Adilson Tadeu escreveu:
As mudas de Ipês, que fizemos através do plantio de sementes, em casa, estão de 10 a 15 cm de tamanho, algumas até com um tamanho de 25 cm. Agora com o frio sofrem um pouco...mas continuamos regando e aproveitando seu crescimento. Ainda são pequenas para que ousemos plantar na beira-rio Abraços.

Zé Pfau escreveu:
Passei lá na Beira Rio e estão com poucas folhas e pretas (?) Deve ser queimadas do frio. Acho que não há o que fazer. Sobre suas mudas tenho centeza que estão na maternidade e assim que for o data terão alta e irão para casa.
,
Adilson Tadeu escreveu:
...não se preocupe...agora é inverno...todas as folhas caem..."..perto do inverno, no período entre maio e agosto, o ipê sofre com falta de água. E sabe como ele reage a esse stress? Dando flores. Tanta beleza é um modo de lutar pela vida. "Ele quer iniciar o processo de produção de sementes para garantir a perpetuação da espécie", explica Harri Lorenzi. Sua florada aromática ocupa toda a copa, atraindo abelhas e beija-flores. Para se manter vivo ele joga fora as folhas - assim evita que a própria umidade evapore - e guarda reservas de amido nas ramas.

Araucária


Amigos vejam aí...já temos Araucária Augustifolia de São Joaquim, brotando em terras Suecas, meus amigos Bjoern e Margareta, fizeram o plantio em Stavsnaes, pequeno vilarejo nos arredores de Estocolmo. Um abração Adilson