Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Livro



Projeto Ipê
fonte - Livro - Árvores Brasileiras – Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil

Projeto Ipê
Tabebuia chrysotricha – (Mart. Ex A.DC.) Standl




Nomes Populares
ipê-amarelo-cascudo
ipê-do-morro,
ipê-amarelo
aipé
ipê-tabaco
ipê-amarelo-paulista
pau-d’arco amarelo.

Características Morfológicas – Altura de 4-10 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Ramos novos e pecíolos cobertos por densa pubescência ferrugínea. Folhas compostas 5-folioladas,; folíolos pubescentes em ambas as faces, ásperos , coriáceos, de 5-10 cm de comprimento.

Ocorrência - Espírito Santo até Santa Catarina, na floresta pluvial atlântica.
Madeira – Moderamente pesada, resistente, difícil de serrar, de grande durabilidade mesmo quando em condições adversas.

Utilidade – a madeira é própria para obras externas, como postes, peças para pontes, tábuas para cercas, currais e haras, para obras internas em construção civil, como tacos e tábuas para assoalhos, rodapés, molduras, etc. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor; é a espécie de ipê-amarelo mais cultivada em praças e ruas de nossas cidades. É particularmente útil para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas em virtude de seu pequeno porte.

Informações Ecológicas- Planta decídua, heliófita, característica de formações abertas da floresta pluvial do alto da encosta atlântica. Sua dispersão é descontínua e irregular, geralmente ocorrendo em baixa freqüência . É mais freqüente nas formações secundárias localizadas sobre os solos bem drenados de encostas. Produz anualmente grande quantidade de sementes.

Fenologia – Floresce durante os meses de agosto-setembro, geralmente com a planta totalmente despida da folhagem . Os frutos amadurecem a partir do final de setembro a meados de outubro.

Obtenção de sementes – Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 86.000 sementes.

Produção de Mudas – Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros semi-sombreados com substrato peneirado rico em matéria orgânica. Cobrir apenas levemente as sementes com substrato peneirado e irrigar delicadamente 2 vezes ao dia. A emergência ocorre 8-14 dias e a germinação das sementes frescas geralmente é superior a 60%. O desenvolvimento das mudas é rápido, podendo ser plantadas em menos de 5 meses.
Informação - fonte: Livro -Árvores Brasileiras
– Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil
Volume 01 Página 64 autor Harri Lorenzi

Nenhum comentário: